- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 3 , FEVEREIRO 2026
Autoridades dos Estados Unidos e do Irã planejam se reunir nesta sexta-feira (6), na Turquia, em meio a esforços para retomar as negociações nucleares e enquanto aliados regionais buscam uma solução diplomática para evitar uma possível ação militar norte-americana contra Teerã, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
De acordo com as informações, o enviado especial do presidente dos EUA, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro de Donald Trump, devem se encontrar com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em Istambul. A reunião também deve contar com a presença dos chanceleres do Egito, Omã, Paquistão, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Ainda não está definido se o diálogo entre representantes americanos e iranianos ocorrerá de forma direta ou indireta. O governo dos Estados Unidos tem pressionado o Irã para que aceite negociações diretas sobre o programa nuclear.
Procurada, a Casa Branca não comentou o planejamento do encontro.
A reunião ocorre em um contexto de tensão regional, marcado pelo reforço de recursos militares dos Estados Unidos no Oriente Médio para um eventual ataque. Ao mesmo tempo, o presidente Donald Trump tem sinalizado otimismo quanto a uma saída negociada. No último domingo (1º), afirmou que o Irã estaria conduzindo conversas “sérias” com Washington.
Por sua vez, Abbas Araghchi declarou estar confiante na possibilidade de um acordo, apesar das dificuldades históricas que envolvem o tema.
Fontes alertam, no entanto, que o encontro ainda pode enfrentar entraves logísticos ou políticos, que podem levar ao adiamento ou até ao cancelamento da reunião. No ano passado, as negociações nucleares entre os dois países foram impactadas pelo conflito conhecido como Guerra dos Doze Dias, período em que Israel e os Estados Unidos realizaram ações militares contra o Irã.