- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Durante evento em Cuiabá nesta segunda-feira (18), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância de resgatar o respeito entre os brasileiros, independentemente de divergências políticas. Ele afirmou que o país precisa recuperar a civilidade no debate público e reforçou que “ninguém tem o monopólio do amor ao Brasil”.
A declaração foi feita durante o lançamento do projeto “Diálogos com as Juventudes”, realizado na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller. O projeto é uma iniciativa do STF em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
“Ninguém, absolutamente ninguém, tem o monopólio da verdade, da virtude ou do amor ao Brasil. Quando temos um ponto de vista e alguém pensa diferente, devemos colocar os argumentos na mesa e ouvir os argumentos dos outros. Quem pensa diferente de mim não é inimigo, é parceiro na construção de uma sociedade aberta e democrática”, afirmou Barroso aos estudantes.
O ministro também abordou o atual cenário político nacional e disse que a polarização, por si só, não é um problema. Segundo ele, o maior desafio é a intolerância e a incapacidade de respeitar visões de mundo divergentes.
“O mundo tem dado muitos exemplos negativos, não da polarização em si — que sempre existirá —, mas da intolerância. O problema não é pensar diferente, é a falta de respeito com o outro, como se discordar fosse ser mal-intencionado ou a serviço de alguma causa obscura. Democracia é isso: cada um exercer sua liberdade com respeito e consideração pelo outro”, concluiu.