segunda-feira, 22 - setembro 2025 - 15:38

Botelho quer PP com nomes viáveis, não apenas “estrelas” políticas


Deputado Estadual Eduardo Botelho (União)
Deputado Estadual Eduardo Botelho (União)

O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) afirmou que vai cobrar do Partido Progressista (PP) a apresentação de nomes fortes e viáveis para a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. União Brasil e PP irão compor uma federação partidária, batizada de União Progressista, e, segundo Botelho, é fundamental que ambos os lados contribuam com chapas competitivas.

“Vamos cobrar do PP que traga um número expressivo de candidatos. Não pode vir para a federação só com nomes ‘estrelas’. Cidinho [Santos] como primeiro suplente, Margareth [Buzetti] como senadora… Tudo bem, são bem-vindos, mas queremos que montem também a chapa de deputado estadual. Só estrela não resolve”, afirmou Botelho.

O parlamentar também destacou que, atualmente, o PP não conta com nenhum deputado estadual em atividade, já que Paulo Araújo, o único representante da sigla na Assembleia, já teria sinalizado sua saída para o PRD, durante a janela partidária de março de 2026.

“Hoje, quem o PP tem? Paulo Araújo. Mas ele já anunciou por todos os lados que vai sair do partido. E o que sobrou no PP? Nenhum deputado. Enquanto isso, nós temos vários nomes competitivos: Júlio Campos, Dilmar Dal’Bosco, Sebastião Rezende, Gilberto Figueiredo, Alan Porto, eu mesmo, e outros que ainda vão chegar”, listou.

Botelho afirmou ainda que Araújo chegou a montar uma chapa dentro do PP, mas que estaria levando os nomes para o PRD. Para o deputado, o parlamentar deveria ter o mesmo empenho para fortalecer a federação União Progressista, caso permaneça na sigla até as eleições.

“O PP tem que se mexer, trazer alguma coisa. É isso que vou cobrar”, concluiu.

Atualmente, a direção do União Brasil em Mato Grosso trabalha com a meta de eleger entre 5 e 6 deputados estaduais na próxima legislatura. Caso o número de cadeiras na Assembleia suba de 24 para 30, como vem sendo discutido, a expectativa é eleger até 7 parlamentares.

+