- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 28 , AGOSTO 2025
A deputada estadual Edna Sampaio (PT) declarou apoio ao projeto de lei apresentado por Gilberto Cattani (PL) que altera o Código de Ética da Assembleia Legislativa para impedir o exercício do mandato de parlamentares condenados por peculato-desvio, prática popularmente conhecida como “rachadinha”. A proposta foi protocolada em junho, já passou pela Comissão de Direitos Humanos e teve aprovação em primeira votação no plenário.
Cassada em 2023 pela Câmara Municipal sob acusação de apropriação indevida de verba indenizatória de sua ex-chefe de gabinete, Edna voltou a afirmar que não cometeu irregularidades e que sua cassação foi motivada por perseguição política e violência de gênero. Ela lembrou ainda que o processo foi conduzido pelo então presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), atualmente afastado do cargo por suspeita de cobrança de propina.
Em entrevista à Rádio Vila Real FM, nesta terça-feira (26), Edna afirmou ser contrária à prática e defendeu integralmente a proposta. A parlamentar destacou que não responde a processos criminais por “rachadinha” e disse ter perdido o cargo de vereadora em Cuiabá por decisão política, e não por condenação judicial.