segunda-feira, 8 - dezembro 2025 - 09:34

Cassado por xingar prefeita, vereador deve ser expulso de partido em MT


Gilson da Agricultura e Iraci – Reprodução
Gilson da Agricultura e Iraci – Reprodução

Cassado por xingar a prefeita de Pedra Preta (243 km de Cuiabá), Iraci Souza (PSDB), de “cachorra viciada”, o vereador Gilson da Agricultura deve ser expulso do União Brasil. A direção municipal do partido já analisa o processo interno que pode resultar na desfiliação compulsória do parlamentar.

A decisão ocorre dias após a Câmara Municipal cassar o mandato de Gilson por quebra de decoro, motivada pelos ataques direcionados à prefeita. A deputada federal Gisela Simona, líder da bancada feminina do União Brasil na Câmara, afirmou que a medida representa uma resposta firme da sociedade contra a violência política de gênero. “Vamos deixar claro a todos os correligionários que condutas como essa não serão admitidas no partido”, reforçou.

O presidente do diretório municipal do União Brasil em Pedra Preta, vereador Ediérico Machado, informou que seguirá o estatuto da sigla. O Artigo 12 prevê expulsão em casos de perda dos direitos políticos por decisão judicial ou administrativa — situação que, segundo ele, se encaixa no caso de Gilson.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) também se manifestou por nota, enfatizando que não há espaço para discursos de ódio, ataques pessoais ou atitudes discriminatórias no municipalismo mato-grossense. A entidade ressaltou ainda que a imunidade parlamentar não pode ser usada como “escudo para agressões e desrespeito às mulheres na política”.

Cassado, Gilson da Agricultura ainda pode recorrer à Justiça como última tentativa de reverter a decisão.

+