- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 1 , AGOSTO 2025
Quatro homens fortemente armados invadiram e assaltaram uma agência do Sicredi em Brasnorte (a 580 km de Cuiabá) na manhã desta quinta-feira (31), levando dois funcionários como reféns. A ação, segundo a polícia, seguiu o modelo conhecido como “novo cangaço”, quando grupos cercam cidades pequenas para ataques violentos a bancos.
Imagens registradas por testemunhas mostram os assaltantes deixando a agência com fuzis em mãos e embarcando em uma caminhonete sem placa, com os reféns. O grupo fugiu em direção ao município de Juína. Os funcionários foram libertados durante a fuga, segundo a Polícia Militar.
Equipes da Força Tática de Brasnorte, Juína e Campo Novo do Parecis estão mobilizadas nas buscas pelos suspeitos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e um helicóptero do Ciopaer também atuam na operação.
Em nota, o banco Sicredi informou que está colaborando com as autoridades e oferecendo apoio aos funcionários. A agência permanecerá fechada até a conclusão da perícia e dos reparos. A orientação é que os associados utilizem os canais digitais de atendimento.
O termo “novo cangaço” foi adotado pelas forças de segurança em referência ao bando de Lampião, que aterrorizava cidades do sertão nos anos 1930. Assim como nas ações históricas, os criminosos atuais agem com armamento pesado e intimidação da população.
Brasnorte tem cerca de 17,4 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2024.
Veja vídeo: