terça-feira, 13 - maio 2025 - 16:39

Comissão de Segurança aprova audiência pública sobre câmeras nas fardas de policiais militares


Reprodução
Reprodução

A Comissão de Segurança e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (13), a primeira reunião ordinária de 2025 e aprovou a realização de uma audiência pública em setembro para discutir a instalação de câmeras nas fardas dos policiais militares do estado. A audiência será dedicada ao Projeto de Lei 213/2023, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), que propõe a obrigatoriedade dessas câmeras nos uniformes dos policiais.

O presidente da comissão, deputado Elizeu Nascimento (PL), afirmou ser contra a medida, considerando-a inconstitucional por gerar ônus ao estado. Ele explicou que a votação do projeto seria realizada, mas, a pedido de Wilson Santos, foi postergada para que a audiência pública acontecesse antes da votação em plenário.

Além desse projeto, a comissão também aprovou visitas técnicas aos presídios para avaliar as condições de trabalho dos policiais penais. Essas visitas devem ocorrer antes da próxima reunião da comissão, marcada para 10 de junho.

Outro projeto aprovado foi o de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que visa combater crimes cibernéticos financeiros e golpes, especialmente os relacionados a clonagens de redes sociais. O projeto agora segue para votação em plenário.

Wilson Santos destacou a importância de ações efetivas para combater crimes digitais, citando exemplos pessoais de clonagem de contas e a necessidade de políticas públicas para proteger os dados dos cidadãos.

+