- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 13 , AGOSTO 2025
Moradores dos condomínios Parque Chapada das Oliveiras e Chapada dos Hibiscos, localizados no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, denunciam falhas recorrentes na coleta de lixo. Segundo relatos, os caminhões responsáveis pelo serviço não passam regularmente há cerca de três semanas, gerando acúmulo de resíduos, riscos sanitários e transtornos para as 488 famílias que vivem nas unidades habitacionais.
De acordo com os moradores, os containers dos condomínios suportam apenas três a quatro dias de lixo acumulado, mas a coleta não tem sido realizada às terças e quintas-feiras. Aos sábados, o serviço é irregular — com dias em que os caminhões simplesmente não aparecem. Com os containers lotados, o lixo acaba sendo deixado fora da área de descarte.
“É sempre a mesma história. Quando chega o fim de semana, eles simplesmente não vêm. E agora já não tem mais onde colocar o lixo”, relatou uma moradora, que preferiu não se identificar. Ela também alertou para o risco sanitário, já que o refeitório dos trabalhadores do condomínio fica próximo ao local onde o lixo está sendo depositado.
A administração dos condomínios informou que tem tentado contato com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), responsável pela fiscalização da coleta, mas não tem obtido retorno. Vídeos enviados à reportagem mostram mensagens enviadas à empresa por meio do WhatsApp, sem resposta desde a semana passada.
Posição da Prefeitura
Em nota oficial, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que já protocolou a denúncia junto à empresa terceirizada responsável pela coleta, a Locar Saneamento Ambiental. De acordo com o comunicado, a empresa tem prazo de 24 horas para regularizar o serviço, sob pena de multa.
Leia a nota da Prefeitura na íntegra:
Nota à Imprensa
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), informa que já protocolou, junto à empresa terceirizada Locar Saneamento Ambiental, a demanda referente ao atraso na coleta de lixo nos condomínios Parque Chapada das Oliveiras e Chapada dos Hibiscos, no bairro Morada do Ouro.
Conforme previsto em contrato, a empresa tem o prazo máximo de 24 horas para regularizar o serviço, sob pena de aplicação de multa.Veja vídeo: