segunda-feira, 20 - outubro 2025 - 14:06

Cooperativas investigadas por mineração ilegal MT


A suspeita é que, no local, era realizado atividade minerária sem licença ambiental emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)
A suspeita é que, no local, era realizado atividade minerária sem licença ambiental emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)

Cooperativas dos municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá foram alvo, nesta segunda-feira (20), de uma operação da Polícia Civil que investiga a extração ilegal de minérios em áreas de preservação permanente. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, as suspeitas apontam que a mineração era realizada sem licença ambiental emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), configurando atividade clandestina.

A Justiça determinou a inutilização das balsas encontradas no local, o bloqueio das atividades das cooperativas e a interdição dos empreendimentos até a regularização junto aos órgãos ambientais competentes. Também foi proibida a emissão de notas fiscais pelas cooperativas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) informou que as investigações tiveram início em junho deste ano, após denúncias sobre graves danos ambientais provocados por mineração ilegal nas proximidades dos rios Peixoto e Peixotinho.

Segundo apurado, a extração clandestina vem causando impactos significativos ao equilíbrio ecológico local, além de comprometer a qualidade da água que abastece a população de ambos os municípios.

As investigações também revelaram que áreas de preservação permanente foram invadidas e degradadas por maquinário utilizado na atividade ilegal, ocasionando processos erosivos e danos ambientais severos.

Veja; 

+