terça-feira, 30 - dezembro 2025 - 07:09

Denúncias de som alto em casas 'explodem' em Cuiabá e superam bares, diz secretária


Juliana Palhares – Reprodução
Juliana Palhares – Reprodução

A secretária de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Palhares, afirmou que a maior parte das denúncias recebidas pela pasta atualmente não está relacionada a bares, shows ou estabelecimentos comerciais, mas sim a conflitos entre vizinhos, especialmente por causa de barulho excessivo. A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10) enquanto a gestora comentava sobre a Lei do Silêncio, que limita ruídos na capital mato-grossense.

Segundo a secretária, o dado chama atenção por contrariar a percepção comum de que o principal foco das reclamações estaria ligado a eventos ou atividades comerciais. “Nós temos reclamações mais do que estabelecimentos de residências. É algo assim que eu tive uma surpresa quando vi um segundo semestre com mais reclamações entre vizinhos do que de estabelecimentos comerciais”, afirmou Juliana Palhares

Ela explicou que, na maioria dos casos, as denúncias envolvem festas, som alto, gritaria e situações que poderiam ser evitadas com diálogo e respeito mútuo. Para a secretária, esse cenário revela um problema mais profundo, ligado ao comportamento coletivo da população.

“Aí falta o quê? Uma consciência coletiva. São festas, som muito alto, gritaria, bagunça. Muitas atribuições da ordem pública hoje seriam muito menores se a gente tivesse uma consciência coletiva de respeito, de tomar cuidado para não incomodar o seu vizinho, de ter esse carinho, essa empatia com o outro”, declarou.

Juliana Palhares destacou ainda que o barulho não afeta apenas o descanso das pessoas, mas também grupos mais vulneráveis. “O barulho não é só uma questão de descanso. São pessoas que estão doentes, são pessoas neurodivergentes”, completou.

+