- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 29 , JULHO 2025
“Vacinação é coisa séria”. A frase do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) reforça a importância do avanço da imunização em Mato Grosso, especialmente no atual período de inverno, quando doenças do sistema respiratório costumam se intensificar, atingindo principalmente crianças e idosos.
Preocupado com os baixos índices de cobertura vacinal e os riscos associados à sazonalidade das doenças, Botelho apresentou o Projeto de Lei nº 576/2023, que prevê a ampliação do serviço de vacinação na rede pública de saúde, inclusive com atendimento aos fins de semana e feriados. A proposta está em análise na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa e deve ser colocada em votação nas próximas semanas.
“Eu penso que a vacina salva vidas e ajuda a reduzir ou ao menos amenizar as complicações causadas por doenças respiratórias e tantas outras. Por isso, estou propondo a ampliação da rede vacinal e isso é urgente e necessário”, ressaltou o parlamentar.
O projeto estabelece a obrigatoriedade de oferta diária de vacinação, inclusive em datas não úteis, como medida estratégica para o controle de epidemias e em situações de calamidade pública.
A iniciativa de Botelho vai ao encontro de ações já adotadas em municípios como em Cuiabá. Neste mês de julho, a capital ampliou a cobertura da vacina contra a influenza para toda a população. A decisão, segundo a secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Sampaio, tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, que segue abaixo do ideal. “Estamos com apenas 34,26% do público-alvo imunizado, o que representa 92.775 doses aplicadas, de um total de 151 mil pessoas. Precisamos melhorar esse índice com urgência”, afirmou.
No cenário nacional, dados recentes do Ministério da Saúde mostram que o programa “Saúde na Escola”, do Governo Federal, já resultou na aplicação de mais de 18 mil doses de vacinas em Mato Grosso, beneficiando 71,5% dos municípios do estado apenas no primeiro semestre de 2025. A ação tem foco na imunização de crianças e adolescentes com até 15 anos.
Nesse sentido, o deputado estadual Eduardo Botelho tem apresentado alguns Projetos de Leis (PLs) no Parlamento Estadual, visando justamente uma maior oferta de qualidade nos atendimentos e serviços públicos de saúde coletiva.