segunda-feira, 17 - março 2025 - 15:23

Deputado defende expansão da ferrovia de integração em Mato Grosso


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Na última sexta-feira (14), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou de uma audiência pública em Cuiabá com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o projeto de concessão das Ferrovias de Integração Centro-Oeste (FICO) e Integração Oeste-Leste (FIOL). O objetivo do encontro foi coletar informações e sugestões da sociedade para contribuir com o plano ferroviário, ajustando o projeto para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e a elaboração do edital para o leilão previsto para o início de 2026.

Wilson Santos destacou a importância da audiência pública para garantir a legalidade do processo de concessão e enfatizou que Mato Grosso, que desde o século XIX, com o reinado de Dom Pedro II, espera a chegada de ferrovias, finalmente vê a concretização de diversas iniciativas ferroviárias. “Agora, podemos falar de várias ferrovias, como as concessões da Vale e da Rumo Logística. É um novo tempo e precisamos acompanhar de perto o andamento do cronograma do projeto, especialmente no trecho entre Água Boa e Lucas do Rio Verde“, afirmou o deputado.

O superintendente de Concessão de Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, explicou que as audiências públicas são fundamentais para ouvir a sociedade e tomar decisões adequadas. Ele destacou que o trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa já está em fase inicial de construção, enquanto a extensão até Lucas do Rio Verde ainda está em análise de viabilidade. “A viabilidade dessa extensão depende do investimento necessário, mas acredito que em 10 anos poderemos ver avanços significativos, especialmente porque o trecho alcança o coração da produção do estado”, explicou Fonseca.

O deputado Wilson Santos defendeu que, além dos 384 km já garantidos até Água Boa, as obras sejam ampliadas até Lucas do Rio Verde e Vilhena (RO). “A continuidade dessa obra é crucial, e o financiamento está assegurado pela renovação da concessão que o Governo Federal fez à Vale. Nosso objetivo é incluir essa obra no Plano Plurianual do Governo Federal e garantir os recursos necessários para sua execução”, afirmou Santos, destacando a importância estratégica da ferrovia para o desenvolvimento de Mato Grosso e da região Centro-Oeste.

Além de Cuiabá, a audiência pública sobre o corredor ferroviário leste-oeste também foi realizada em Salvador (BA) e Brasília (DF). Durante os encontros, foram discutidos os projetos de engenharia, os investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões, o prazo de concessão de 35 anos, a geração de empregos diretos e indiretos, estudos socioambientais, o modelo regulatório, e os detalhes do edital e contrato.

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