- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
Deputados divergem sobre a ampliação das sessões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou o atual modelo, que prevê apenas uma sessão semanal, às quartas-feiras, e defendeu o retorno de um formato com maior frequência de reuniões. Para ela, a redução das sessões tem “empobrecido” os debates sobre temas importantes para a população, especialmente após o fim da pandemia, que havia justificado a mudança no modelo.
Antes da pandemia, as sessões da ALMT ocorriam com mais frequência, incluindo reuniões nas terças-feiras à tarde, nas quartas-feiras de manhã e à tarde, e nas quintas-feiras pela manhã. Na visão da deputada, essa estrutura proporcionava um espaço mais amplo para a discussão e agilizava a análise dos projetos.
Por outro lado, o presidente da ALMT, Max Russi (PSB), questiona a ampliação das sessões e acredita que a medida precisa ser analisada com cautela. Para ele, mais importante do que aumentar o número de encontros no plenário é fortalecer as Comissões Temáticas, onde realmente ocorrem os debates aprofundados dos projetos antes de serem votados. A discussão sobre o tema ainda não tem previsão para ser formalmente analisada.