sexta-feira, 17 - outubro 2025 - 16:25

Dilmar Dal Bosco debate suinocultura em agenda oficial em Campo Grande


Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco (União)
Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco (União)

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) cumpre, nesta quinta-feira (16), uma agenda institucional em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, voltada ao fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio, com ênfase no setor da suinocultura — uma das principais atividades econômicas com potencial de crescimento em Mato Grosso.

A programação inclui reuniões estratégicas para discutir políticas públicas de incentivo fiscal, modelos de desenvolvimento sustentável e medidas que possam impulsionar o setor. Entre os compromissos, o parlamentar se reúne com Rogério Thomitão Beretta, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da SEDES/SEMADESC, com o objetivo de conhecer as boas práticas adotadas no estado vizinho e avaliar a viabilidade de sua aplicação em Mato Grosso.

Apesar do crescimento da suinocultura nas últimas décadas em território mato-grossense, o setor enfrenta atualmente uma estagnação, atribuída a sucessivas crises econômicas. Para reverter esse cenário, estão sendo buscadas alternativas como a ampliação das inspeções do Sistema de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) nos frigoríficos, passo essencial para garantir a certificação pelo SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Com o selo do SISB, frigoríficos de Mato Grosso se tornam aptos a comercializar carne suína em outros estados e até no mercado internacional, o que amplia a competitividade, gera emprego, renda e fortalece a economia estadual.

Participam das discussões representantes de instituições estratégicas como a Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Fórum Agro, Sedec, Assembleia Legislativa, IMEA, Sefaz, Invest MT e FIEMT.

Segundo o deputado, a troca de experiências entre os estados é fundamental para aprimorar políticas públicas e garantir melhores condições aos produtores.

— A troca de experiências entre os estados é fundamental para aperfeiçoarmos nossas políticas e garantir que o produtor mato-grossense tenha as condições ideais para crescer e gerar mais desenvolvimento — destacou Dilmar.

+