- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026


O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União) acredita que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá baixa renovação nas eleições de 2026. Segundo ele, o desempenho dos parlamentares deve se refletir nas urnas, beneficiando a reeleição da maioria.
“Hoje, o Estado está em um bom momento, e a Assembleia Legislativa também contribuiu para isso. Por isso, muitos colegas têm condições de voltar aos seus mandatos, porque fizeram um bom trabalho, ajudaram e apresentaram emendas que beneficiaram municípios em todas as áreas”, afirmou o líder do Governo.
Dal’Bosco destacou que todos os deputados, independentemente de estarem na base ou na oposição, atuaram de forma comprometida. Segundo ele, essa colaboração foi essencial para a recuperação financeira do Estado desde 2019, período em que Mato Grosso enfrentava forte crise fiscal, com dívidas a fornecedores e atrasos salariais.
“Nós estávamos devendo para 13 mil fornecedores, além de atrasos com servidores públicos, salários e décimo terceiro. Gradualmente, fomos recuperando o Estado, e hoje ele vive um bom momento, graças também à atuação da Assembleia”, disse.
Caso se confirme a baixa renovação, a eleição de 2026 pode repetir o cenário de 2022, quando 18 dos 22 deputados que concorreram à reeleição conseguiram se manter no Legislativo.
“Vejo que a Assembleia foi muito forte e ajudou bastante. Agora é apenas colher o fruto do trabalho realizado. Quem plantou corretamente, adubou e regou, com certeza colherá os frutos”, concluiu Dal’Bosco.