terça-feira, 6 - janeiro 2026 - 14:50

Dois são presos pelo assassinato de vendedor de ouro em Poconé


Hamilton Mota dos Santos
Hamilton Mota dos Santos

Dois homens foram presos, nesta terça-feira (26), por envolvimento no assassino do vendedor de ouro Hamilton Mota dos Santos, morto no dia 2 de janeiro, em Poconé (105 km de Cuiabá). Na ocasião, os criminosos levaram uma grande quantidade de ouro que estava guardado na residência da vítima.

As prisões ocorreram durante a Operação Ouro de Sangue, deflagrada pela Polícia Civil para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva contra os investigados.

Hamilton foi encontrado morto dentro de casa, em um banheiro nos fundos do imóvel. O corpo apresentava cortes no pescoço e estava parcialmente coberto com terra e panos. No local, os policiais encontraram vestígios de sangue em diversos cômodos, além de indícios de que os autores tentaram limpar a residência para apagar provas do crime.

De acordo com as investigações, antes de matar a vítima, os suspeitos reviraram o imóvel e furtaram o ouro que era mantido pelo comerciante. A Polícia Civil apurou que, no horário aproximado do crime, um veículo Jeep Compass esteve nas proximidades da residência e, em seguida, deixou o município com destino à rodovia MT-060.

Durante o trajeto, os ocupantes do veículo pararam em um estabelecimento de compra e venda de ouro, em Nossa Senhora do Livramento, onde comercializaram o metal subtraído, produto do crime.

As investigações também revelaram que os suspeitos haviam adquirido o veículo na manhã do crime, pelo valor de R$ 90 mil, apesar de não possuírem recursos financeiros compatíveis. Eles informaram ao vendedor que buscariam o dinheiro em Poconé. Posteriormente, a análise de transferências bancárias confirmou que o valor obtido com a venda do ouro foi usado para quitar a compra do carro de luxo.

Diante das provas reunidas, o delegado de Poconé, Matheus Prates de Oliveira, representou pela prisão preventiva dos investigados, medida que foi deferida pela Justiça.

“O trabalho de investigação célere e qualificado desenvolvido pelos policiais civis de Poconé revelou-se fundamental para o esclarecimento dos fatos e a identificação e prisão dos suspeitos, em razão da gravidade do crime, que causou intensa comoção social no município”, afirmou o delegado.

+