- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 19 , AGOSTO 2025
A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (18), o proprietário de um hotel que também funciona como pensão no centro de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá), após constatar desvio de energia elétrica no local. A ação fez parte da primeira fase da Operação “Curto-Circuito”, realizada em parceria com a concessionária Energisa, para combater o furto de energia em estabelecimentos comerciais da região.
Durante a fiscalização, técnicos da Energisa e policiais civis identificaram um desvio de energia no ramal de entrada — antes do medidor — em duas unidades consumidoras instaladas no imóvel. O titular das contas de energia foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi interrogado e irá responder por furto qualificado, crime previsto no Código Penal como contra o patrimônio.
De acordo com o delegado regional João Paulo Bertê, responsável pela operação, as investigações continuam e visam identificar outros pontos suspeitos de furto de energia na região. “Além da prisão em flagrante, o responsável poderá sofrer sanções administrativas, como a apreensão dos medidores de energia”, afirmou.
A operação foi deflagrada após denúncias de que estabelecimentos comerciais estariam furtando energia por meio de ligações clandestinas ou adulterações nos medidores. Um homem de 43 anos foi conduzido para prestar esclarecimentos.
As próximas etapas da Operação “Curto-Circuito” estão previstas para ocorrer nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Campos de Júlio, Jauru, Figueirópolis D’Oeste, Nova Lacerda, Rondolândia e Vale do São Domingos.