O ministro Alexandre de Moraes, do STF, destacou a soberania do Brasil e afirmou que o país não é mais uma colônia, enfatizando o compromisso com a democracia, direitos humanos e a independência do poder judiciário. Ele recordou que o Brasil se tornou independente em 7 de setembro de 1822 e que a construção de uma república cada vez mais forte continua.
Em meio a tensões com os Estados Unidos, o Comitê Judicial da Câmara dos EUA aprovou uma lei para barrar Moraes, devido às suas ações contra empresas americanas, como o X. O Ministério das Relações Exteriores expressou surpresa pela crítica do Departamento de Estado dos EUA sobre bloqueios e multas a empresas norte-americanas no Brasil, afirmando que não aceita a politização de decisões judiciais.
A manifestação foi em resposta ao bloqueio da rede social Rumble, determinado por Moraes. Em 27 de fevereiro, um tribunal dos EUA decidiu que a plataforma não deve seguir a ordem de Moraes. A empresa considerou a decisão uma vitória para a liberdade de expressão, soberania digital e o direito das empresas americanas de operar sem interferência judicial estrangeira.