terça-feira, 15 - julho 2025 - 19:11

Em reunião, Mendes ventila candidatura de Virginia em 2026


Mayke Toscano/Secom-MT
Mayke Toscano/Secom-MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, deve entrar na disputa por uma vaga no Legislativo nas eleições de 2026. A possibilidade de candidatura foi ventila pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) durante uma reunião com lideranças do partido, realizada na noite de segunda-feira (14), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O encontro foi articulado de última hora após o gestor cancelar uma viagem a Belém (PA), onde participaria de um fórum de governadores. Com isso, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, convocou as principais lideranças do União Brasil para uma conversa política na sede do governo estadual.

A reunião começou por volta das 18h30 e se estendeu até as 21h30 e contou com a presença de deputados estaduais, federais e dirigentes da legenda.

Durante o encontro, Mauro Mendes tratou de temas estratégicos para 2026, incluindo sua possível candidatura ao Senado Federal. Segundo um dos presentes, o governador ainda não decidiu se deixará o cargo para disputar a eleição, mas deixou claro que, caso isso aconteça, Virginia Mendes também poderá se lançar candidata, seja a deputada estadual, seja a deputada federal. A primeira-dama, inclusive, já recebeu convite formal para se filiar ao PP.

A possível entrada de Virginia na disputa ocorre em meio a movimentações internas do partido e discussões sobre a montagem das chapas proporcionais. Além disso, o União Brasil está em processo avançado de federação com o Progressistas (PP), o que amplia ainda mais o impacto de nomes com capital eleitoral elevado.

Nos bastidores, lideranças avaliam que Virginia Mendes pode atuar como “puxadora de votos” e influenciar diretamente o resultado das eleições proporcionais em Mato Grosso. Com a possibilidade de aumento no número de cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, o União Brasil corre contra o tempo para organizar sua estratégia e garantir competitividade em 2026.

+