sexta-feira, 18 - abril 2025 - 13:00

Emanuel critica Abilio por cancelamento do Peixe Santo; 'desrespeito as tradições'


Reprodução
Reprodução

O ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) criticou o prefeito Abilio Brunini (PL) por não ter realizado o tradicional programa Peixe Santo pelo segundo ano consecutivo em Cuiabá. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Emanuel lamentou a descontinuidade da ação, que costumava oferecer pescado a preços populares durante a Sexta-Feira Santa, e classificou a decisão como uma demonstração de despreparo e desrespeito às tradições da capital.

“Olá, minha gente! Passando rapidinho por aqui para desejar a todos um ótimo feriado santo. E aproveito também para falar sobre um assunto muito importante para todos nós cuiabanos, o Peixe Santo. De ontem para cá, informações falsas sobre esse lindo programa têm sido propagadas nas redes. Estimulados por uma pessoa, desculpe-me dizer, que tem se mostrado extremamente despreparada e mal intencionada”, declarou Pinheiro.

Apesar dos apontamentos, a programação também foi suspensa na gestão Emanuel Pinheiro, após a empresa que forneceria o peixe desistir do contrato firmado com o município.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a suspensão do programa se deve ao alto custo do pescado e à falta de estrutura adequada para a comercialização. Em entrevista, o prefeito Abilio Brunini também citou a existência de diversas alternativas no comércio local e apontou exigências mais rigorosas da Vigilância Sanitária como outro obstáculo.

Emanuel, no entanto, rebateu essas justificativas, ressaltando que o programa sempre foi viabilizado através de parcerias com a iniciativa privada e que sua execução depende de planejamento, vontade política e compromisso com a população.

“O Peixe Santo não precisa de orçamento público, nunca precisou. Ele é feito em parceria com a iniciativa privada. Para realizá-lo é necessário planejamento, organização, determinação, força de vontade e respeito às nossas tradições. Predicados que faltam ao atual gestor e sua gestão”, disse.

+