- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Um enfermeiro de cuidados paliativos foi condenado nesta quarta-feira (5) na Alemanha à prisão perpétua pelo assassinato de 10 pacientes e pela tentativa de matar outros 27, utilizando injeções letais. O tribunal de Aachen, no oeste do país, determinou a pena máxima, considerando a gravidade dos crimes.
Segundo a promotoria, o profissional aplicava analgésicos e sedativos em sua maioria de pacientes idosos para reduzir sua carga de trabalho noturna, configurando homicídio premeditado.
De acordo com o porta-voz do tribunal, a gravidade dos atos justifica a sentença severa, que prevê que o enfermeiro cumpra pelo menos 15 anos antes de ter direito a qualquer possibilidade de liberdade condicional.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2023 e maio de 2024, em uma clínica próxima a Aachen. O enfermeiro ainda pode recorrer da decisão.
As autoridades alemãs também investigam outros incidentes suspeitos ligados ao profissional ao longo de sua carreira. O caso relembra um dos piores massacres do pós-guerra na Alemanha, quando outro enfermeiro foi condenado à prisão perpétua em 2019 pelo assassinato de 85 pacientes.