- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
Entregadores de aplicativos de Cuiabá e Várzea Grande iniciaram nesta segunda-feira (31) a paralisação nacional organizada pela Aliança Nacional dos Entregadores de Aplicativos (Anea). O movimento, que segue até terça-feira (1º de abril), tem como principais reivindicações o reajuste nas taxas de entrega e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais das plataformas.
Entre as principais demandas estão o fim da coleta dupla – prática que obriga os entregadores a realizar dois pedidos em um mesmo trajeto – e a criação de pontos de apoio para descanso e alimentação, algo que já existe em outros estados. A mobilização começou pela manhã, com um ato na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e inclui ainda uma motociata planejada para a tarde.
Embora o número exato de aderentes ao movimento não tenha sido divulgado, espera-se que as entregas sejam afetadas durante os dois dias de paralisação, com possíveis desfalques nos serviços prestados pelas plataformas de delivery.
Comunicado aos Lojistas
Prezados lojistas,
Nos dias 31 de março e 1º de abril, entregadores de aplicativos em todo o país participam da paralisação nacional, o Breque Nacional dos Apps 2025. O movimento tem como objetivo reivindicar o reajuste nas taxas de entrega e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais que atuam nas plataformas.
Sabemos que as políticas das empresas de aplicativos também impactam diretamente os lojistas. Com a redução contínua do valor das entregas, a qualidade do serviço tem sido afetada, resultando em atrasos e dificuldades operacionais. Através desta mobilização, buscamos pressionar as plataformas a oferecerem condições mais justas, o que, a longo prazo, beneficiará os lojistas ao garantir um serviço de entregas mais eficiente e sustentável.
Durante o período da paralisação, recomendamos que os lojistas evitem operar com os aplicativos de entrega, já que haverá uma significativa redução na disponibilidade de entregadores, o que pode resultar em pedidos acumulados, cancelamentos e prejuízos.
Solicitamos o apoio e compreensão de todos neste momento importante para a categoria. Caso deseje demonstrar solidariedade, sugerimos pausar suas operações nestes dias ou informar seus clientes sobre a paralisação. Estamos à disposição para dialogar e esclarecer qualquer dúvida.
Atenciosamente,
Comando Nacional do Breque dos Entregadores 2025.