- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Militares dos Estados Unidos realizaram seu 20º ataque a uma embarcação supostamente envolvida com tráfico de drogas no início desta semana, segundo informações do Departamento de Defesa americano.
O ataque ocorreu no Caribe, resultando na morte de quatro narcoterroristas, sem sobreviventes, de acordo com comunicado oficial. Autoridades reconheceram que nem sempre conseguem identificar as pessoas a bordo antes das ações militares. A operação foi realizada na segunda-feira (10).
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, havia anunciado anteriormente dois ataques no domingo, considerados o 18º e 19º da série, contra embarcações com três tripulantes cada, que também resultaram em mortes de todos os ocupantes.
O 20º ataque eleva para 80 o número total de mortos nas operações militares dos EUA contra barcos suspeitos de tráfico de drogas. Para as ações, os militares têm utilizado caças, drones e helicópteros de ataque, como parte de uma campanha para interromper o fluxo de drogas para os Estados Unidos.
O Departamento de Justiça informou que o governo não precisa de aprovação prévia do Congresso para realizar esses ataques. Especialistas alertam que as operações podem violar leis americanas e internacionais.
A campanha tem gerado tensões com aliados: o Reino Unido suspendeu o compartilhamento de informações sobre embarcações suspeitas, enquanto a Colômbia ordenou a suspensão do fornecimento de dados, até que os ataques cessem.