- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


A Justiça Eleitoral tornou réu o ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello, por violência política de gênero contra a ex-vereadora Fabiana Nascimento. A decisão foi proferida pelo juiz Eleitoral das Garantias, Alex Nunes de Figueiredo, e publicada nesta segunda-feira (3).
O magistrado acatou a denúncia apresentada pelo promotor eleitoral Leandro Volochko, da 34ª Zona Eleitoral. Segundo a ex-parlamentar, em janeiro do ano passado, o ex-prefeito a teria constrangido e humilhado em um grupo de WhatsApp chamado “Grupo Coração Chapada”.
À época, Fabiana havia tido o mandato cassado e retornado ao cargo por decisão judicial. De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral, Gilberto Mello teria feito comentários com a intenção de impedir ou dificultar o exercício do mandato da vereadora, utilizando menosprezo e discriminação à condição de mulher. Entre as mensagens, ele teria afirmado que a decisão judicial “apenas adiava o inevitável” e acusado a ex-parlamentar de utilizar “apetrechos femininos” para conseguir reverter a cassação, além de declarar:
“Jamais, não misturo com merda, sou bem casado.”
O Ministério Público ressalta que as manifestações ocorreram durante o contexto da votação da cassação da vítima, com claro intuito de deslegitimar sua atuação política e dificultar o desempenho de suas funções.
Durante interrogatório, o ex-prefeito confirmou a autoria de todas as mensagens, conforme registrado na denúncia.
Com a denúncia acatada, o juiz das garantias enviou os autos ao juiz eleitoral de Chapada dos Guimarães, que conduzirá o processo.