- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 28 , NOVEMBRO 2025


Dados do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) mostram que Mato Grosso ampliou em 39,4% as exportações de carne bovina para a Ásia entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, o estado embarcou mais de 458 mil toneladas da proteína para 12 países asiáticos.
Segundo o diretor de projetos do Imac, Bruno de Jesus Andrade, a Ásia segue como o principal motor de crescimento das exportações de carne bovina, representando um mercado que aumenta o consumo ano após ano e busca produtos de qualidade, com segurança sanitária e comprovação de sustentabilidade.
Entre os países asiáticos, a China permanece como o maior comprador, com cerca de 413 mil toneladas adquiridas apenas em 2025. Além do país, Mato Grosso também exportou carne bovina para Macau, Hong Kong, Filipinas, Timor-Leste, Singapura, Malásia, Camboja, Maldivas, Cazaquistão e Turcomenistão.
O boletim mais recente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta ainda que o estado registrou receita de 462 milhões de dólares com exportações de carne bovina em outubro. No acumulado do ano, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada cresceram 37,7%, fortalecendo o desempenho da agropecuária como um dos setores mais relevantes do mercado externo.
Mercado nacional
No mercado interno, Mato Grosso também elevou em 3,48% o volume de bovinos encaminhados para abate em outros estados em outubro, segundo o Imea. Até então, a média anual estava em 1,5%.
Mato Grosso do Sul foi o principal destino dos animais, recebendo 17,9 mil cabeças — o equivalente a 74,38% dos envios interestaduais do mês. Para os próximos meses, a expectativa é de melhora na competitividade da arroba do boi gordo no estado, o que deve reduzir o volume de animais enviados para abate fora de Mato Grosso.