segunda-feira, 5 - maio 2025 - 16:06

Fábio Garcia rebate Janaina Riva e acusa família de corrupção: “Pai dela é o mais corrupto da história de MT”


Chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia
Chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia

O chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia, elevou o tom no embate com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), após a troca de críticas ocorrida nos últimos dias. Durante evento de inauguração do Complexo Educacional no bairro Pedra 90, em Cuiabá, nesta segunda-feira (5), Garcia afirmou que a parlamentar ultrapassou os limites do debate político ao partir para ataques pessoais.

“Não foram críticas políticas, foram ataques pessoais. Entrei na política de cabeça erguida e sairei da mesma forma. Respeito as pessoas e exijo respeito. Podemos debater política, mas ataque pessoal eu não aceito”, declarou.

Fábio também acusou o pai da deputada, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, de ser “o político mais corrupto da história de Mato Grosso”. Segundo ele, Janaina “foi criada com dinheiro da corrupção” e, por isso, “sua família não tem moral para apontar o dedo para ninguém”.

O secretário relembrou que José Riva, que comandou o Legislativo por diversas gestões, foi preso, se tornou delator de esquemas de corrupção e deixou a vida pública enquadrado na Lei da Ficha Limpa. “Falei verdades sobre a família Riva”, reforçou.

A troca de farpas entre Garcia e Janaina começou após discurso da deputada na tribuna da Assembleia Legislativa. Ela acusou o secretário de boicotar o pagamento de suas emendas parlamentares, informação que teria sido confirmada por prefeitos durante uma reunião. Garcia negou com veemência a acusação e garantiu que as emendas impositivas estão sendo pagas conforme o cronograma do governo, sem distinção entre base e oposição.

O secretário também afirmou que o embate com Janaina é pontual e não afeta sua relação com os demais parlamentares do MDB, como Dr. João, Thiago Silva e Juca do Guaraná Filho, com os quais diz manter um relacionamento institucional respeitoso.

“A deputada adotou ao longo do tempo um posicionamento crítico e de oposição, com ataques pessoais e não construtivos. Portanto, ela se colocou como oposição ao governo”, concluiu Garcia.

O acirramento do clima político ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026. Janaina Riva é apontada como possível candidata ao Senado, cargo também almejado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil). A deputada também lidera pesquisas internas para o Governo do Estado, o que representa uma ameaça ao grupo atualmente no poder.

+