terça-feira, 13 - maio 2025 - 12:21

GAC Motor confirma instalação de fábrica em Goiás e fornecerá carros elétricos para COP30


GAC
GAC

A montadora chinesa GAC Motor confirmou nesta segunda-feira (12) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua intenção de instalar uma fábrica na cidade de Catalão, em Goiás, para a produção de três modelos de veículos — um híbrido e dois elétricos — voltados ao mercado brasileiro. Os investimentos estimados para a operação no país giram em torno de US$ 1,3 bilhão.

O presidente do grupo, Feng Xingya, foi o primeiro empresário a ser recebido por Lula em audiência reservada durante a visita oficial à China. Além do plano de produção, a GAC ofereceu ao governo brasileiro uma frota de veículos elétricos para uso durante a COP30, conferência climática da ONU que será realizada em Belém (PA) em 2025. A oferta foi aceita.

A montadora negocia a ocupação da planta industrial que era operada pela HPE Automotores em Catalão, encerrada no fim de 2023. A unidade anteriormente produzia veículos das marcas Mitsubishi e Suzuki. A expectativa é de que a instalação da GAC comece ainda este ano.

Centro de pesquisa no Nordeste

Durante o encontro, os representantes da GAC também manifestaram interesse em construir um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste brasileiro, embora o local ainda não tenha sido definido. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou da audiência. Em 2023, a BYD — outra montadora chinesa — assumiu a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), o que coloca o estado como possível destino do novo centro.

Lançamento no Brasil

Na frente do hotel St. Regis, em Pequim, onde Lula e sua comitiva estão hospedados, a montadora expôs os três modelos que pretende comercializar no Brasil: Aion V, Hyper HT e Emkoo. A empresa convidou o presidente brasileiro para participar do lançamento oficial de cinco modelos no país — inicialmente importados — durante evento marcado para o dia 23 de maio, em São Paulo.

A entrada da GAC Motor no mercado brasileiro amplia a presença de montadoras chinesas no setor automotivo nacional, somando-se a empresas como a BYD e a GWM. A GAC já havia sinalizado seu interesse no Brasil em 2023, durante reunião com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Lula celebrou o anúncio, destacando que a chegada da GAC é resultado da parceria estratégica estabelecida entre os governos do Brasil e da China.

+