- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 14 , JANEIRO 2026


A Polícia Militar frustrou, na tarde desta quinta-feira (7), uma tentativa de sequestro de homem em Jaciara (147 km de Cuiabá). O crime teria sido encomendando pelo Comando Vermelho, após a vítima ter abandonado o tráfico de drogas.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima é natural de Alta Floresta (789 km de Cuiabá) e reside em Cuiabá há cerca de três meses. Ele contou que há aproximadamente 3 anos deixou de vender drogas na cidade natal e, por isso, foi alvo da facção criminosa. Na época, sofreu dois disparos de arma de fogo, um em cada mão, e denunciou os agressores à Polícia Civil, o que resultou em uma operação contra o grupo. Desde então, afirmou estar jurado de morte.
Nesta quinta, por volta das 9h, a vítima chegou a Jaciara em busca de emprego. Ao receber indicação para procurar uma vaga em uma obra, foi abordada por um homem que se apresentou como integrante da facção e disse ser responsável por “verificar quem está correndo dentro”, expressão usada para identificar recém-chegados na cidade. O suspeito afirmou que levaria a vítima para uma “troca de ideia” em uma área de mata, a fim de apurar se havia ligação com facções rivais.
A vítima recusou-se, dizendo estar apenas em busca de trabalho. Nesse momento, o suspeito agarrou seus pulsos com força, causando ferimentos. Ela conseguiu se soltar, correu, atravessou a rua e pulou muros para fugir. Segundo o relato, havia outro homem no local, com uma bicicleta azul.
Durante o atendimento, a PM constatou que a vítima usava tornozeleira eletrônica por responder a processos de roubo, disparo de arma de fogo, furto e porte ilegal de arma. Ainda assim, ela negou qualquer vínculo com organizações criminosas.
Com base no reconhecimento fotográfico feito pela vítima, a PM identificou o autor e, após diligências, conseguiu localizá-lo e prendê-lo. O suspeito não apresentava lesões corporais e foi encaminhado para as autoridades competentes.