quarta-feira, 26 - março 2025 - 22:45

Fátima Bernardes revela surpresa ao descobrir câncer no endométrio


Reprodução
Reprodução

Em dezembro de 2020, Fátima Bernardes foi diagnosticada com câncer no endométrio e passou por uma cirurgia pouco tempo depois. A jornalista e apresentadora, agora com 62 anos, compartilhou detalhes sobre o momento em que recebeu o diagnóstico durante a estreia do novo podcast da cantora Luiza Possi, o Prosperidade 360°.

“Eu não podia nunca imaginar. Não estava investigando nada. Estava apenas fazendo os exames de rotina”, revelou Fátima, refletindo sobre como recebeu a notícia. Ela relatou que o dia do diagnóstico foi inesperado e aconteceu de forma surpreendente. “Naquele dia, minha filha Beatriz e eu íamos nos encontrar. Temos a mesma ginecologista e ela estava vindo da casa do William [Bonner, ex-marido de Fátima e pai de seus filhos]. Eu falei: ‘Bia, vou encontrar com você na doutora Helena para tomar um café’. Ela disse: ‘tá bom’. Eu já tinha consultado a médica anteriormente, e ela estava monitorando o espessamento do meu endométrio, causado pela reposição hormonal”, contou.

Fátima explicou que a médica sugeriu que o espessamento fosse monitorado com uma ultrassonografia, e que, caso os resultados estivessem dentro dos limites, ela seguiria o tratamento sem maiores preocupações. Porém, ao realizar o exame, o resultado foi o mesmo, o que levou a médica a recomendar novos exames. “Ela me pediu para fazer o exame e, ao retornar, fui encaminhada para uma histeroscopia”, lembrou Fátima. O exame é um procedimento ginecológico invasivo que permite visualizar o interior do útero e do colo uterino. “Foi um exame desconfortável, com desmaios e taquicardia, mas, ao final, o médico me informou que, apesar das dificuldades, ele iria realizar uma biópsia. Ele disse que havia uma área difícil de visualizar e preferiu investigar mais a fundo”, explicou.

Fátima ainda detalhou o momento em que soube do diagnóstico. A médica, que sempre costumava tranquilizá-la com boas notícias, dessa vez foi direta: “Fátima, quando puder me liga”, revelou, o que fez Fátima suspeitar que algo não estava certo.

Felizmente, o apoio de seu namorado, Túlio Gadêlha, foi fundamental nesse período. “Ele estava no Rio de Janeiro comigo naquela semana e, em três dias, recebi o diagnóstico. Em apenas quatro dias, já estava operada e com o problema resolvido”, comentou, aliviada.

O câncer de endométrio, diferente do câncer de colo de útero, começa no revestimento interno do útero e está frequentemente relacionado ao espessamento dessa camada por hiperplasia (crescimento celular anormal), muitas vezes influenciado por estímulos hormonais. Já o câncer de colo uterino está relacionado ao HPV, especialmente os tipos oncogênicos 16 e 18. A rapidez no diagnóstico e tratamento foi crucial para o sucesso da recuperação de Fátima, que compartilhou sua experiência para conscientizar sobre a importância da detecção precoce e do acompanhamento médico regular.

+