- CUIABÁ
- DOMINGO, 25 , MAIO 2025
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), alfinetou o governador Mauro Mendes (União) ao defender a liberdade de atuação dos pescadores no Estado e criticou, de forma indireta, o programa Transporte Zero, idealizado pela gestão estadual.
A fala ocorreu durante durante o lançamento do programa Solo Vivo, neste sábado (24), em Campo Verde (MT), ao lado de Lula, do próprio governador e outras autoridades.
“Quero também deixar uma mensagem de solidariedade aos nossos irmãos pescadores de Mato Grosso. Vamos juntos lutar para podermos cumprir a nossa vocação. Produzir e tirar do rio o nosso alimento e a sustentabilidade econômica da nossa família. Mato Grosso tem que ter igualdade para todos e é essa nossa luta”, afirmou Fávaro, sob aplausos do público.
O Transporte Zero é uma lei estadual sancionada em 2023 que proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de peixes de rios mato-grossenses por pescadores profissionais, com exceção da pesca esportiva e de subsistência. A justificativa do governo estadual é ambiental, com a promessa de repovoamento dos rios por cinco anos, mas a medida foi duramente criticada por entidades ligadas à pesca e comunidades ribeirinhas, que a consideram uma forma de criminalização da atividade profissional.
A legislação está atualmente judicializada, aguardando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode manter ou derrubar a norma. Enquanto isso, pescadores seguem impedidos de exercer sua atividade em larga escala.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram