- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 8 , MAIO 2025
O diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) em Cuiabá emitiu uma Carta de Anuência Partidária autorizando o deputado estadual Ondanir Bortolini, conhecido como Nininho, a se desfiliar da legenda sem risco de perda do mandato. O documento, assinado pelo presidente estadual do PSD e atual ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sinaliza um possível realinhamento político para as eleições que se aproximam.
Na carta, o partido reconhece que a decisão atende ao interesse pessoal de Nininho em buscar novos caminhos partidários e afirma que não recorrerá à Justiça Eleitoral para reivindicar o mandato do parlamentar, afastando qualquer alegação de infidelidade partidária.
A Certidão de Filiação Partidária, à qual o portal HNT teve acesso, com data de 30 de abril, confirma que Nininho não está atualmente filiado a nenhum partido político, conforme consta no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) da Justiça Eleitoral.
Trajetória política
Nininho esteve filiado ao PSD desde 2016. Antes disso, integrou os quadros do Democratas (DEM), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido da República (PR). Sua carreira política começou em 1992, quando foi eleito prefeito de Itiquira, município localizado a 359 km ao sul de Cuiabá. Ele voltou a comandar a prefeitura em 2001 e foi reeleito em 2008. Desde 2010, exerce mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.