- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O fechamento da Rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá, para a circulação de veículos aos sábados, não trouxe os resultados esperados para o comércio local. É o que aponta uma sondagem realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, com 68 empresas situadas na via e nos calçadões do entorno.
Desde 20 de setembro, a Prefeitura de Cuiabá destinou o trecho entre as Avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas exclusivamente para pedestres, com a instalação de barracas para comerciantes, camelôs e vendedores ambulantes. A medida, no entanto, não agradou a maioria dos lojistas.
Segundo a pesquisa, 59,3% dos empresários relataram queda nas vendas em comparação com o sábado anterior à implementação da medida. Apenas 18,5% registraram aumento no faturamento, enquanto 22,2% não observaram mudanças significativas.
A percepção dos comerciantes foi reforçada pelos colaboradores das lojas: 53,7% dos funcionários também apontaram queda nas vendas no período analisado. Apesar do aumento na circulação de pessoas na via, o fluxo não se traduziu em crescimento do consumo. “O movimento foi maior na rua, mas não na loja”, relatou um dos participantes.
Falta de planejamento e concorrência desleal
Entre os principais problemas apontados pelos entrevistados estão a falta de estacionamento, dificuldade de mobilidade e a presença de vendedores ambulantes, considerados concorrência desleal por não recolherem impostos. “A medida trouxe os camelôs de volta, estimulando a informalidade”, avaliou um lojista.
O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, reconheceu que a proposta tem potencial, mas cobra mais diálogo e planejamento. “O fechamento de ruas para estimular o comércio e o lazer é uma tendência mundial. Porém, precisa ser bem planejado, com diálogo entre poder público, lojistas e consumidores”, afirmou.
A pesquisa também coletou sugestões para aprimorar a iniciativa, como:
Padronização das barracas
Separação de espaços para ambulantes
Melhor organização do trânsito
Oferecimento de atrações culturais e gastronômicas
Brinquedos para crianças
Maior divulgação do evento
Atualmente, cerca de 2 mil trabalhadores atuam nas empresas instaladas na Rua 13 de Junho e nos calçadões do centro da capital.