quinta-feira, 25 - setembro 2025 - 17:32

Fifa apresenta trio de mascotes para a Copa do Mundo de 2026


Mascotes para a Copa do Mundo de 2026
Mascotes para a Copa do Mundo de 2026

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) revelou nesta quinta-feira (25) os três mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026. A próxima edição do torneio será realizada de forma inédita em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Cada mascote foi criado para homenagear uma das nações-sede.

Os personagens apresentados são Maple, um alce representando o Canadá; Zayu, uma onça-pintada em homenagem ao México; e Clutch, uma águia-americana que simboliza os Estados Unidos. Segundo a Fifa, os mascotes foram desenvolvidos para refletir “a vibrante cultura, a herança e o espírito de seus respectivos países, unindo-se para representar a unidade, a diversidade e a paixão compartilhada pelo futebol”.

A Copa do Mundo de 2026 marcará a primeira vez em que o torneio será sediado simultaneamente por três países. Até então, apenas Japão e Coreia do Sul, em 2002, haviam dividido a organização do evento.

Esta também será a 16ª edição consecutiva do Mundial a contar com um mascote oficial, tradição iniciada em 1966, que já teve representações humanas, animais, frutas e até conceitos abstratos.

Conheça os mascotes da Copa de 2026:

Maple (Canadá)
Maple é um alce goleiro, dedicado e carismático. Conhecido por suas defesas lendárias, nasceu para viajar, passando por todas as províncias e territórios do Canadá. Ele se conecta com as pessoas, celebra a diversidade e incorpora a força e a cultura do país. Maple mistura histórias inspiradoras com talento e coragem em campo.

Zayu (México)
Zayu é uma onça-pintada veloz e criativa, que atua como atacante. Natural das selvas do sul do México, Zayu representa o orgulho cultural e a energia contagiante do país. Fora das quatro linhas, ele valoriza as tradições mexicanas por meio da dança, da culinária e das festas, buscando unir as pessoas com alegria e paixão.

Clutch (Estados Unidos)
Clutch é uma águia-americana destemida e estratégica, que joga no meio-campo. Com espírito aventureiro, sobrevoa os Estados Unidos explorando a diversidade cultural e vivendo cada momento com entusiasmo. Líder nato, Clutch inspira seus companheiros, transforma desafios em oportunidades e representa o otimismo e a perseverança americanos.

+