sábado, 19 - abril 2025 - 15:13

Ford interrompe envio de veículos para a China devido a tarifas elevadas


Reprodução
Reprodução

A Ford suspendeu o envio de veículos para a China, após o governo chinês impor tarifas de 125% sobre produtos dos Estados Unidos. A interrupção foi confirmada pela montadora à CNN, e foi inicialmente noticiada pelo The Wall Street Journal.

Em 2024, a Ford exportou cerca de 5.500 veículos de suas fábricas nos EUA para a China, uma queda significativa em relação à média de 20.000 unidades exportadas anualmente na última década. Embora as exportações dos EUA representem uma fração das 400.000 unidades que a Ford vende na China, a maioria desses veículos é fabricada em joint ventures com parceiros locais.

Nos últimos anos, as montadoras americanas têm perdido participação no mercado chinês, o maior do mundo, à medida que os fabricantes locais ganham competitividade e os consumidores chineses migram para veículos elétricos.

Apesar da suspensão das exportações para a China, a Ford continuará enviando o SUV Lincoln Nautilus da China para os Estados Unidos, mesmo com tarifas cumulativas de 145% sobre produtos chineses e 25% sobre automóveis. Este é o único modelo que a montadora importa da China.

+