segunda-feira, 28 - abril 2025 - 13:56

Podridão no ar: Fumaça de lixão invade céu próximo ao Show Safra em cidade do agro; vídeo


lixão
lixão

Uma aeronave flagrou uma densa nuvem de fumaça do lixão de Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá), nesse domingo (27). A central de resíduos fica ao lado do da Fundação Rio Verde, onde ocorre mais importante feira do agronegócio no município.

Na gravação, é possível ver os resíduos sendo consumido pelo fogo enquanto a fumaça se espalha a quilômetros de distância. As imagens também mostram a pista do Show Safra Aero, onde diversas autoridades e barões do agronegócio pousam com seus aviões durante o evento anualmente.

Nas redes sociais, moradores do município reclamaram da situação. Chacareiros que vivem próximos ao local também relataram transtornos e desconforto com a fumaça densa. “Então essa fumaça na cidade é de lá”, apontou uma internauta.

Desde 1998, os resíduos do lixão de Lucas são separados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que atualmente é comandada por Miguel Vaz Ribeiro (Cidadania).

A cidade luverdense produz 37 toneladas por dia. Os resíduos domiciliares são recolhidos três vezes por semana pelo Saae e vão para o ponto de transbordo do Ecoponto e depois são encaminhados para o Aterro Sanitário da Sanorte, no distrito de Primavera do Norte.

Atualmente o a administração tenta regularizar a destinação 100% dos resíduos. Isso porque o município firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) após ser alvo de investigação sobre a instalação de um terro sanitário na cidade.

Devido à proximidade do aterro sanitário controlado à área urbana do município, a prefeitura encerrou as atividades do local e foi obrigada a promover a recuperação.

Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informou que a fumaça é resultado de um incêndio que começou na noite de sábado (26).

Segundo a gestão, na manhã dessa segunda-feira (28), equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, realizaram o rescaldo. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

+