- CUIABÁ
- DOMINGO, 7 , SETEMBRO 2025
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quinta-feira (4) que a reforma administrativa em andamento resultará na demissão de até 60 servidores. As dispensas ocorrerão principalmente em função da fusão de secretarias e da redução de contratos terceirizados.
As mudanças incluem a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura e a união da Secretaria de Mobilidade Urbana com a de Segurança Pública. A medida soma-se a outras fusões já aprovadas pela Câmara, como a junção das áreas de Educação, Esporte e Cultura, anunciada no início da semana.
A expectativa da gestão é economizar R$ 15 milhões até o fim do ano.
Brunini afirmou que a medida é necessária diante da crise financeira enfrentada pelo município, pressionado pelo pagamento de R$ 160 milhões em precatórios. “Nós tivemos que cortar dentro do orçamento para cumprir decisão do Tribunal de Justiça. Não havia previsão para isso”, justificou.
Apesar das demissões e cortes, o prefeito assegurou que a eficiência da máquina pública será mantida. “Não é desprestígio aos secretários, muito pelo contrário. A economia precisa ser associada à eficiência. Economia sem eficiência é má aplicação”, declarou.