quinta-feira, 8 - maio 2025 - 14:35

Robert Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV; novo pontífice é fã de tênis


Robert Prevost, o papa Leão XIV
Robert Prevost, o papa Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica e escolheu o nome de papa Leão XIV. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco.

Natural de Chicago, Prevost, de 69 anos, se torna o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e rompe com a tradição esportiva recente do Vaticano. Ao contrário do papa Francisco, conhecido por seu amor pelo futebol e pelo time argentino San Lorenzo, Leão XIV tem o tênis como esporte favorito.

“Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento”, afirmou Prevost em uma entrevista que repercutiu no jornal argentino La Nación e no site norte-americano Pillar Catholic.

Após a confirmação da eleição, o novo papa seguiu o ritual tradicional e passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, espaço reservado no Vaticano para a troca de vestes e um momento de introspecção antes da primeira aparição pública como pontífice. Na sequência, surgiu na sacada da Basílica de São Pedro e fez seu primeiro pronunciamento aos fiéis reunidos na praça.

Leão XIV viveu por quase uma década como missionário no Peru, entre 2014 e 2023, período em que foi nomeado bispo de Chiclayo. Em 2015, recebeu também a cidadania peruana, reforçando sua ligação com o país latino-americano. O novo papa é considerado próximo a Francisco e deverá seguir, ao menos em parte, a agenda de reformas e aproximação com os fiéis iniciada pelo antecessor.

+