domingo, 23 - novembro 2025 - 18:38

Governador anuncia estudo para implantar voos internacionais em Cuiabá


Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande
Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande

O governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira (21), que o Estado estuda um projeto de subvenção — apoio financeiro — para atrair voos internacionais para Mato Grosso. Segundo ele, a medida busca fortalecer a cadeia internacional do turismo e aproveitar as oportunidades que o Estado oferece.

A declaração foi feita durante a posse da nova diretoria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), evento que reuniu empresários e políticos. Mauro Mendes destacou que, além do investimento em infraestrutura turística, o governo busca facilitar o intercâmbio de turistas e a conectividade internacional para os mato-grossenses.

“Acredito que o turismo é uma grande indústria que Mato Grosso precisa desenvolver. Temos potencial para isso, mas também precisamos fazer a nossa parte. O governo já atua construindo equipamentos e melhorando a infraestrutura para atrair turistas de fora, além de permitir que brasileiros e mato-grossenses possam viajar para outros países”, afirmou o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), elogiou a iniciativa e classificou a medida como uma “grande sacada” para o Estado. “Com essa ajuda do governo, outros estados já estão avançando. Mato Grosso tem agora a oportunidade de ter o primeiro voo internacional saindo de Cuiabá. Parabéns, governador, apreciamos o seu trabalho”, disse.

Mais de duas décadas de espera
Em dezembro de 2024, uma portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) classificou o Aeroporto de Cuiabá – Marechal Rondon como internacional, autorizando operações regulares e não regulares de passageiros, carga e mala postal. Apesar disso, o aeroporto tem operado voos internacionais apenas de forma temporária nos últimos 27 anos.

Nos últimos anos, voos internacionais foram realizados esporadicamente, como em janeiro de 2024, devido às partidas do Cuiabá na Copa Sul-Americana, e em 2022 e 2023, em razão de jogos da Seleção Brasileira na Arena Pantanal. Em 2014, durante a Copa do Mundo, o aeroporto recebeu voos internacionais vindos de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, após 16 anos sem operações regulares.

Em 2016, o Estado liberou o desembarque internacional com a chegada de um voo fretado de Santa Cruz, trazendo o então governador Rubens Costas Aguilera para eventos em Cuiabá. Voos internacionais regulares já haviam sido realizados na década de 1990 para Miami, Chile e Paraguai, e em 1980 a empresa boliviana Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) operou por quase um ano a linha diária Cuiabá–Santa Cruz de La Sierra, incluindo passageiros com conexões para os Estados Unidos. A operação foi suspensa em 1998 e nunca retomada de forma definitiva.

O projeto anunciado por Mauro Mendes busca, portanto, transformar Cuiabá em um polo de voos internacionais permanentes, fortalecendo o turismo e a conectividade do Estado de Mato Grosso.

+