- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 23 , MAIO 2025
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) assinou contrato com o Consórcio Integra BRT para a retomada das obras de implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande. Avaliado em R$ 155,1 milhões, o contrato prevê a conclusão das obras em até 180 dias após a emissão da ordem de serviço.
O consórcio será responsável pela execução do trecho remanescente do corredor que liga a Avenida do CPA ao novo terminal em Várzea Grande. As intervenções contemplam três áreas principais:
A Avenida do CPA, entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública;
A Avenida Tenente-Coronel Duarte, entre o CREA e a ponte Júlio Müller;
O trecho em Várzea Grande, entre o Aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal urbano.
A obra, que teve início em 24 de outubro de 2022, deveria ter sido finalizada até 13 de outubro de 2024. No entanto, diante de sucessivos descumprimentos contratuais, o Governo do Estado rescindiu o contrato com o consórcio anteriormente responsável, abrindo um novo edital em abril deste ano para contratação de empresas aptas a concluir o projeto.
Drenagem urbana
O novo contrato também inclui intervenções de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, nas imediações do Shopping Popular — área que tem registrado recorrentes alagamentos nos últimos anos.
Paralelamente, a concessionária Águas Cuiabá, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, é responsável por melhorias no sistema de drenagem da bacia da Prainha. Segundo a concessionária, as obras já foram iniciadas.
Expansão por etapas
A implantação do Sistema BRT contempla ainda um ramal ligando a região do Coxipó ao centro da capital. Para dar maior agilidade às obras, o governo estadual optou por dividir o projeto em diferentes lotes. Serão licitadas separadamente as intervenções nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico, bem como a construção de terminais, estações, pontes e viadutos, sinalização viária e a implementação do Sistema de Transporte Inteligente (ITS).
Obras em andamento
Atualmente, o Consórcio BRT executa obras em dois trechos da Avenida do CPA: um entre o CREA e a Defensoria Pública, e outro entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer. Os trabalhos incluem concretagem de pistas, construção de calçadas e implantação do Parque Linear.
As obras seguem dentro do cronograma previsto no acordo de rescisão contratual firmado com o consórcio anterior. A entrega deste trecho está prevista para o mês de agosto deste ano.