- CUIABÁ
- DOMINGO, 13 , JULHO 2025
O Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, informou neste domingo (22) que está acompanhando de perto as buscas pela jovem Juliana Marins, de 26 anos, turista brasileira que sofreu um acidente no Monte Rinjani, vulcão ativo com 3.726 metros de altitude localizado na ilha de Lombok, na Indonésia.
Segundo a nota oficial, Juliana teria caído de um penhasco próximo à trilha que circunda a cratera do vulcão. Equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia estão no terceiro dia consecutivo de operações na região, considerada remota e de difícil acesso.
A mobilização internacional teve início após a família da turista acionar a embaixada brasileira em Jacarta, que imediatamente comunicou as autoridades locais. Desde então, as operações de resgate vêm sendo realizadas com o apoio do governo indonésio.
O embaixador do Brasil em Jacarta mantém contato direto com os diretores da Agência de Busca e Salvamento e da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia. Além disso, dois funcionários da embaixada foram deslocados até Lombok neste domingo para acompanhar de perto os trabalhos das equipes.
As buscas foram prejudicadas no dia anterior (21) devido às condições meteorológicas adversas e baixa visibilidade. Conforme o comunicado, o ministro das Relações Exteriores do Brasil iniciou conversas com representantes do governo indonésio para solicitar o reforço nas operações de busca.