quinta-feira, 10 - julho 2025 - 14:47

Governo Federal avalia assumir Santa Casa de Cuiabá após anúncio de fechamento


Reprodução
Reprodução

O Governo Federal vai avaliar a possibilidade de assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que enfrenta uma crise financeira e corre o risco de encerrar as atividades. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (10) pelo deputado federal Emanuelzinho (MDB), após reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

O parlamentar entregou um ofício pedindo a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade da União assumir o controle da unidade, que acumula mais de R$ 50 milhões em dívidas trabalhistas e já teve o fechamento anunciado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil).

Durante a reunião, Padilha afirmou que o governo analisa alternativas dentro do programa “Agora tem Especialistas”, que prevê a conversão de dívidas em atendimentos médicos. “Vamos olhar com carinho a situação das Santas Casas. Dívidas podem ser trocadas por mais consultas e exames”, declarou.

No documento entregue ao ministério, Emanuelzinho classifica a Santa Casa como patrimônio histórico de Mato Grosso e critica a condução da intervenção estadual iniciada em 2019, apontando que a situação da unidade se agravou desde então. Ele também afirmou que a decisão de encerrar as atividades não pode ser tomada de forma unilateral.

 

+