terça-feira, 6 - maio 2025 - 15:40

Haddad se reúne com secretário do Tesouro dos EUA e busca investimentos em tecnologia e energia limpa


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Em meio às tensões comerciais causadas pela política tarifária do governo Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se neste domingo (4), em Los Angeles, com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro, não previsto inicialmente na agenda oficial, marcou o primeiro contato presencial entre os dois desde a posse do novo governo norte-americano, em janeiro.

O principal objetivo da viagem de Haddad aos Estados Unidos é atrair investimentos estrangeiros em data centers e projetos de inteligência artificial no Brasil. O ministro pretende apresentar o novo plano do governo federal voltado ao setor de tecnologia e reforçar a posição brasileira como liderança em energias renováveis. Ele também irá detalhar a proposta de desoneração de bens de capital ligados à tecnologia da informação, que será encaminhada ao Congresso Nacional.

Apesar de as negociações comerciais, como as tarifas de 10% sobre produtos brasileiros e 25% sobre aço e alumínio, estarem sob responsabilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin, Haddad indicou que a questão pode ter sido abordada no encontro. “Temos muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, dentro da agenda da Fazenda”, declarou o ministro.

A agenda de Haddad em Los Angeles incluiu um jantar com investidores internacionais oferecido pelo Instituto Milken, além de participação em painéis da conferência anual promovida pela instituição nesta segunda-feira (5). O ministro também se encontrará com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia, na cidade de San José, na Califórnia.

Na terça-feira (6), o ministro participa de um café da manhã com empresários promovido pela Amcham Brasil e terá uma reunião com executivos da Amazon. À noite, segue para o México, onde encerrará a viagem com encontros bilaterais, incluindo uma reunião com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano. O foco da etapa mexicana será o fortalecimento das relações econômicas bilaterais.

+