- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 11 , DEZEMBRO 2025


A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez duras críticas à Energisa, afirmando que a concessionária se tornou um dos maiores bloqueios ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Segundo ela, a falta de energia adequada já ultrapassou o limite do aceitável e impede o Estado de avançar na industrialização. “Por que Mato Grosso não industrializa mais? Porque a energia trifásica não chega lá na ponta. Não chega porque não tem capacidade enérgica”, afirmou durante entrevista ao podcast da Aprosoja, nesta quarta-feira (10).
Janaina também acusou a empresa de impor custos abusivos aos produtores que tentam investir em novas estruturas industriais. Para a deputada, a Energisa transforma o processo em um obstáculo quase intransponível. “Quando o produtor vai criar uma indústria, se ele não pagar, não vai. Paga caro, porque o preço praticado pela Energisa ainda é maior que o preço praticado pelo mercado”, criticou, destacando que a concessionária cria barreiras em vez de fomentar o crescimento.
A parlamentar defendeu que o Estado cobre respostas imediatas e firme atuação dos órgãos reguladores. Para ela, a Energisa “cobra como se entregasse excelência, mas entrega instabilidade”, o que trava o agronegócio, desestimula investimentos e empurra Mato Grosso para trás.