- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 22 , AGOSTO 2025
O ato de filiação da senadora Margareth Buzetti ao Progressistas (PP), realizado pela Federação União Progressista — formada por União Brasil e PP —, reuniu importantes lideranças nacionais, como os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MS), Wellington Fagundes (PL-MT), além do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil).
No entanto, a ausência dos irmãos Júlio e Jayme Campos, expoentes históricos do União Brasil em Mato Grosso, chamou a atenção dos presentes.
Em entrevista, o deputado estadual Júlio Campos afirmou que sequer foi convidado para o evento. Segundo ele, outros membros da bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), como o deputado Eduardo Botelho, também não teriam recebido convites.
“Não, eu não fui convidado. Nem eu, nem o deputado Botelho, nem a bancada estadual. Acho que foi um encontro exclusivo do Progressistas. Fico muito feliz com a filiação da senadora Buzetti ao PP. Ela passa a integrar a federação e estaremos juntos nas eleições de 2026”, declarou Júlio Campos.
Já o senador Jayme Campos afirmou que chegou a ser convidado, mas não pôde comparecer por estar em Brasília. Ele garantiu que gostaria de ter participado da cerimônia.
“A bancada está em Brasília, voltam no fim do dia. O Senado está bastante movimentado. O senador Ciro Nogueira, lideranças nacionais e estaduais prestigiaram o evento, que marca a filiação da senadora ao PP. Estou aqui em deferência à senadora Margareth, ao senador Ciro, à Tereza Cristina e outras lideranças, mostrando o fortalecimento dessa unidade partidária que está na federação com o União Brasil”, declarou o governador Mauro Mendes durante o evento.
Bastidores revelam divergências políticas
Apesar da declaração pública de unidade, nos bastidores, os Campos e o governador Mauro Mendes caminham com projetos distintos para as eleições de 2026. Jayme Campos, com apoio do irmão Júlio, tem reiterado que pretende disputar o Governo do Estado, enquanto Mauro Mendes articula apoio à candidatura de seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), para sucedê-lo no comando do Executivo estadual.
Campos prestigiam MDB e ausentam-se da federação
Apesar da ausência no evento da federação, os irmãos Campos estiveram presentes na convenção estadual do MDB, que oficializou a deputada estadual Janaina Riva como nova presidente da sigla em Mato Grosso. Janaina se articula para disputar o Senado em 2026 e poderá ser adversária direta de Mauro Mendes, que também é cotado para a corrida senatorial.
Entre os parlamentares da bancada do União Brasil na ALMT, apenas o deputado Dilmar Dal Bosco compareceu à filiação de Buzetti — chegando ao final do evento.
Na bancada federal, Gisela Simona marcou presença. Já o deputado Coronel Assis, que articula sua saída do União Brasil para se filiar ao PL, não esteve presente.