sexta-feira, 22 - agosto 2025 - 10:40

Júlio justifica ausência dos Campos: “Não foram convidados”


Embora não tenha prestigiado filiação de Margareth Buzetti ao PP, Júlio Campos esteve na convenção do MDB, agora presidido por Janaina Riva
Embora não tenha prestigiado filiação de Margareth Buzetti ao PP, Júlio Campos esteve na convenção do MDB, agora presidido por Janaina Riva

O ato de filiação da senadora Margareth Buzetti ao Progressistas (PP), realizado pela Federação União Progressista — formada por União Brasil e PP —, reuniu importantes lideranças nacionais, como os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MS), Wellington Fagundes (PL-MT), além do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil).

No entanto, a ausência dos irmãos Júlio e Jayme Campos, expoentes históricos do União Brasil em Mato Grosso, chamou a atenção dos presentes.

Em entrevista, o deputado estadual Júlio Campos afirmou que sequer foi convidado para o evento. Segundo ele, outros membros da bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), como o deputado Eduardo Botelho, também não teriam recebido convites.

“Não, eu não fui convidado. Nem eu, nem o deputado Botelho, nem a bancada estadual. Acho que foi um encontro exclusivo do Progressistas. Fico muito feliz com a filiação da senadora Buzetti ao PP. Ela passa a integrar a federação e estaremos juntos nas eleições de 2026”, declarou Júlio Campos.

Já o senador Jayme Campos afirmou que chegou a ser convidado, mas não pôde comparecer por estar em Brasília. Ele garantiu que gostaria de ter participado da cerimônia.

“A bancada está em Brasília, voltam no fim do dia. O Senado está bastante movimentado. O senador Ciro Nogueira, lideranças nacionais e estaduais prestigiaram o evento, que marca a filiação da senadora ao PP. Estou aqui em deferência à senadora Margareth, ao senador Ciro, à Tereza Cristina e outras lideranças, mostrando o fortalecimento dessa unidade partidária que está na federação com o União Brasil”, declarou o governador Mauro Mendes durante o evento.

Bastidores revelam divergências políticas

Apesar da declaração pública de unidade, nos bastidores, os Campos e o governador Mauro Mendes caminham com projetos distintos para as eleições de 2026. Jayme Campos, com apoio do irmão Júlio, tem reiterado que pretende disputar o Governo do Estado, enquanto Mauro Mendes articula apoio à candidatura de seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), para sucedê-lo no comando do Executivo estadual.

Campos prestigiam MDB e ausentam-se da federação

Apesar da ausência no evento da federação, os irmãos Campos estiveram presentes na convenção estadual do MDB, que oficializou a deputada estadual Janaina Riva como nova presidente da sigla em Mato Grosso. Janaina se articula para disputar o Senado em 2026 e poderá ser adversária direta de Mauro Mendes, que também é cotado para a corrida senatorial.

Entre os parlamentares da bancada do União Brasil na ALMT, apenas o deputado Dilmar Dal Bosco compareceu à filiação de Buzetti — chegando ao final do evento.

Na bancada federal, Gisela Simona marcou presença. Já o deputado Coronel Assis, que articula sua saída do União Brasil para se filiar ao PL, não esteve presente.

+