quarta-feira, 18 - fevereiro 2026 - 15:53



DEEPFAKE

Júlio registra B.O após ser alvo de vídeo fake produzido com IA e aciona Justiça


Allan Mesquita / Da Redação
Deputado estadual Júlio Campos (União)
Deputado estadual Júlio Campos (União)

O deputado estadual Júlio Campos (União) registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil após a circulação de um print atribuído a um vídeo falso que, segundo ele, teria sido produzido com uso de inteligência artificial para manipular sua imagem. O material passou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp, redes sociais e também publicado em alguns sites.

De acordo com o parlamentar, a montagem teria como objetivo atingir sua honra e moral, especialmente em ano pré-eleitoral. “Tenho 50 anos de vida pública e, ao longo da minha trajetória, sofri muitas calúnias, principalmente em anos eleitorais. Mas esta é a primeira vez que vi algo tão vil ser atribuído à minha pessoa”, declarou. Júlio Campos destacou ainda que completa 80 anos em 2026 e mencionou estar amparado pelo Estatuto do Idoso.

O deputado afirmou que precisou percorrer cinco delegacias antes de conseguir formalizar o registro da ocorrência, inclusive buscando atendimento na delegacia de crimes virtuais. Segundo ele, encontrou unidades fechadas e só conseguiu registrar o boletim após procurar diretamente um delegado. “As vítimas de crimes virtuais estão desassistidas em Mato Grosso. Há mais de 30 professores e alunos nesse momento que sofrem com a manipulação de imagens nas redes”, criticou.

Em nota, Júlio Campos alertou veículos de comunicação e usuários das redes sociais sobre o compartilhamento do conteúdo. “Em tempos de fake news e manipulação de imagens já sabíamos que esse ano eleitoral de 2026 seria cercado de absurdos. Aos veículos de comunicação e às pessoas que compartilham essas imagens, que tenham consciência de que, ao fazerem isso, dão continuidade a um crime. E que, como todo crime, este será cobrado junto à Justiça”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que, além de adotar medidas judiciais contra os responsáveis pela divulgação do material, irá propor mudanças legislativas para fortalecer a proteção às vítimas de crimes virtuais.

Delegacia 24h

Paralelamente ao registro da ocorrência, o deputado protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso uma indicação solicitando ao Governo do Estado a implantação de plantão permanente de 24 horas para atendimento especializado em crimes cibernéticos no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.

No documento, encaminhado ao governador e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Júlio Campos argumenta que a ausência de atendimento contínuo compromete a eficácia das investigações, já que provas digitais podem ser rapidamente apagadas ou transferidas para servidores fora da jurisdição estadual ou nacional.

Na justificativa, o parlamentar aponta o crescimento de golpes eletrônicos, fraudes bancárias digitais, invasões de contas e extorsões virtuais, que vêm causando prejuízos financeiros e emocionais às vítimas. Ele defende que a implantação do plantão 24 horas é medida estratégica para modernizar a segurança pública, ampliar a capacidade investigativa do Estado e garantir resposta mais rápida às ocorrências.

“O processo eleitoral depende de ética. O Brasil clama por ética. E só teremos um futuro possível quando elevarmos o nível do debate”, concluiu o deputado, afirmando que continuará atuando no enfrentamento aos crimes digitais.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+