- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 17 , FEVEREIRO 2026
Uma operação da Lei Seca realizada entre a noite de segunda-feira (16) e a madrugada de terça-feira (17) resultou na autuação criminal de três condutores na rodovia MT-040, em Cuiabá. A ação ocorreu no bairro Altos do Parque, trecho que dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger.
Embriaguez e Adulteração
Das três autuações em flagrante, duas foram motivadas por embriaguez ao volante. Em um dos casos, o teste de alcoolemia confirmou teor alcoólico superior a 0,34 mg/l. No segundo caso, o motorista recusou o bafômetro, mas a prisão foi efetuada com base em sinais visíveis de alteração psicomotora — como fala arrastada e falta de equilíbrio —, conforme a Resolução 432/13 do Contran.
A terceira prisão ocorreu por adulteração de sinal identificador de veículo (Artigo 311 do Código Penal), crime identificado pelos agentes durante a conferência física de chassi e placas.
Balanço da Operação
Ao todo, as equipes fiscalizaram 83 veículos e aplicaram 92 testes de alcoolemia. Entre as 22h e as 3h, a fiscalização resultou em:
10 veículos removidos (8 carros e 2 motocicletas);
14 multas aplicadas, incluindo infrações por falta de licenciamento e condução sem CNH;
3 autuações por consumo de álcool.
Os condutores presos por embriaguez enfrentam, além do processo criminal, multas que partem de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência), suspensão do direito de dirigir e o pagamento de fiança para responder em liberdade.
Gestão Integrada
A ofensiva é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT). A ação contou com o esforço conjunto do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Deletran, Detran-MT, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros, Politec e Semob.