- CUIABÁ
- DOMINGO, 3 , AGOSTO 2025
Uma das líderes da facção criminosa Comando Vermelho foi presa neste domingo (16), em Vera (480 km de Cuiabá), durante a deflagração da Operação Lucille, da Polícia Civil. A mulher, de 37 anos, usava um taco de baseball envolto em arame farpado — semelhante ao da série The Walking Dead — para ameaçar integrantes da organização e aplicar punições internas conhecidas como “salves”.
A operação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Vera com apoio de agentes civis e penais de Sorriso, e teve como alvo um núcleo estruturado da facção que atuava na região. Segundo as investigações, iniciadas após dois homicídios ocorridos no final de 2024, o grupo era comandado por integrantes em liberdade e recebia ordens diretas de um criminoso atualmente preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
Durante a ação, foram expedidos sete mandados de prisão preventiva — seis deles cumpridos — e dois mandados de busca e apreensão. Entre os presos estão duas mulheres apontadas como lideranças locais do Comando Vermelho, responsáveis por coordenar o tráfico de drogas e executar castigos contra membros considerados infratores das regras do grupo.
Além de envolvimento direto com o tráfico, a investigada presa com o taco de baseball é suspeita de comandar as punições internas, que variam desde restrições de liberdade, como impedir que o membro saia de casa, até agressões físicas e execuções sumárias.
A imagem que inspirou o nome da operação foi encontrada no celular de um dos alvos e mostra a criminosa com o taco, remetendo à arma usada pelo personagem “Negan” na série The Walking Dead, batizado de “Lucille”.
Segundo a Polícia Civil, os indiciados responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. A operação reforça o combate à atuação de facções em cidades do interior de Mato Grosso.