- CUIABÁ
- DOMINGO, 3 , AGOSTO 2025
O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Dilemário Alencar (União), avaliou que a ex-secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Sampaio, careceu de “jogo de cintura” e articulação política para se manter no comando da Pasta.
— O cargo de secretário, seja em qualquer área, exige também uma cancha política, certo jogo de cintura. Não é fácil, principalmente na Saúde — afirmou Dilemário em entrevista.
A exoneração de Lúcia Helena foi anunciada pelo prefeito Abilio Brunini na última terça-feira (29). A secretária será substituída pela ex-interventora estadual Danielle Carmona.
A saída ocorre em meio a desgastes com vereadores, inclusive os da base governista, que vinham criticando a dificuldade de Lúcia Helena em contornar problemas considerados simples, deixados pela gestão anterior de Emanuel Pinheiro (MDB), como a falta de medicamentos. Apesar disso, Dilemário descartou que a pressão dos parlamentares tenha sido determinante para a saída da ex-secretária, atribuindo as críticas à falta de comunicação da gestão.
— Acho que houve uma falha em comunicar melhor a real situação da Saúde de Cuiabá. Deveríamos ter deixado claro para a população que não seria possível resolver todos os problemas da Saúde da Capital em um ou dois anos — explicou o líder do Governo.
Ele destacou que houve uma expectativa criada de que os problemas seriam solucionados rapidamente, o que não correspondeu à realidade.
— Nesse aspecto, falhamos ao não mostrar uma radiografia mais precisa da situação para a população cuiabana — completou.
Experiência no comando
Apesar de reconhecer o trabalho realizado por Lúcia Helena, Dilemário demonstrou confiança de que Danielle Carmona terá um desempenho superior no comando da Secretaria, graças à experiência adquirida durante o período em que foi interventora estadual.
Carmona é ex-secretária adjunta de Estado de Saúde e foi nomeada pelo governador Mauro Mendes (União) em 2023, durante a intervenção estadual na Saúde da Capital, que buscou enfrentar o caos instalado no setor.
— A intervenção ocorreu porque a Saúde de Cuiabá estava em colapso. Carmona e sua equipe conseguiram promover melhorias significativas. Com a experiência dela, acredito que haverá mais agilidade no processo de reconstrução da Saúde municipal — concluiu.