segunda-feira, 25 - agosto 2025 - 13:47

Líderes de facção de MT são presos em hotel no Rio


Reprodução
Reprodução

Três foragidos da Justiça, apontados como líderes de uma facção criminosa em Mato Grosso, foram presos no Rio de Janeiro no final da tarde de domingo (24). A captura foi resultado de investigações realizadas pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, e contou com o apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Os suspeitos foram localizados em um apart-hotel em Copacabana, no Rio. Embora seus nomes não tenham sido divulgados, sabe-se que os detidos estavam foragidos de unidades prisionais de Mato Grosso e possuíam diversos antecedentes criminais. Um dos presos, de 38 anos, fugiu da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, e responde por posse ilegal de arma e roubo. O segundo, de 32 anos, fugiu da Gerência de Custódia em Cuiabá e tem passagens por roubos, tráfico de drogas, homicídio doloso e outros crimes. O terceiro, de 29 anos, foi condenado a mais de 37 anos de reclusão e foragiu da Cadeia Pública de Nova Mutum, onde chegou a dopar uma policial penal durante a fuga. Ele tem uma extensa ficha criminal, incluindo roubos, ameaças e tráfico de drogas.

A operação começou a partir de informações obtidas pelo Núcleo de Inteligência da Polinter, que foram compartilhadas com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. A partir disso, as forças de segurança locais realizaram diligências e conseguiram prender os criminosos. Durante a abordagem, os suspeitos tentaram destruir seus celulares, jogando-os no chão. Também foi apreendida uma camionete Toyota Hilux, com placa de Mato Grosso, que estava em posse do trio. Um dos indivíduos foi encontrado portando um documento de identidade falso.

Após a prisão, os três homens foram encaminhados à 12ª Delegacia de Polícia de Copacabana, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles aguardam audiência de custódia e posterior recambiamento para Mato Grosso.

A delegada Silvia Pauluzi de Siqueira, titular da Polinter, destacou o empenho da Polícia Civil de Mato Grosso no combate às facções criminosas. “Essa operação faz parte do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que visa fortalecer o enfrentamento à criminalidade em nosso estado”, afirmou.

Veja o vídeo da captura dos criminosos:

+