- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 15 , JANEIRO 2026


Três foragidos da Justiça, apontados como líderes de uma facção criminosa em Mato Grosso, foram presos no Rio de Janeiro no final da tarde de domingo (24). A captura foi resultado de investigações realizadas pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, e contou com o apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Os suspeitos foram localizados em um apart-hotel em Copacabana, no Rio. Embora seus nomes não tenham sido divulgados, sabe-se que os detidos estavam foragidos de unidades prisionais de Mato Grosso e possuíam diversos antecedentes criminais. Um dos presos, de 38 anos, fugiu da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, e responde por posse ilegal de arma e roubo. O segundo, de 32 anos, fugiu da Gerência de Custódia em Cuiabá e tem passagens por roubos, tráfico de drogas, homicídio doloso e outros crimes. O terceiro, de 29 anos, foi condenado a mais de 37 anos de reclusão e foragiu da Cadeia Pública de Nova Mutum, onde chegou a dopar uma policial penal durante a fuga. Ele tem uma extensa ficha criminal, incluindo roubos, ameaças e tráfico de drogas.
A operação começou a partir de informações obtidas pelo Núcleo de Inteligência da Polinter, que foram compartilhadas com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. A partir disso, as forças de segurança locais realizaram diligências e conseguiram prender os criminosos. Durante a abordagem, os suspeitos tentaram destruir seus celulares, jogando-os no chão. Também foi apreendida uma camionete Toyota Hilux, com placa de Mato Grosso, que estava em posse do trio. Um dos indivíduos foi encontrado portando um documento de identidade falso.
Após a prisão, os três homens foram encaminhados à 12ª Delegacia de Polícia de Copacabana, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles aguardam audiência de custódia e posterior recambiamento para Mato Grosso.
A delegada Silvia Pauluzi de Siqueira, titular da Polinter, destacou o empenho da Polícia Civil de Mato Grosso no combate às facções criminosas. “Essa operação faz parte do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que visa fortalecer o enfrentamento à criminalidade em nosso estado”, afirmou.
Veja o vídeo da captura dos criminosos: