quinta-feira, 12 - fevereiro 2026 - 10:42



OPERAÇÃO SINAL CORTADO

Loja ‘fake’ de Cuiabá usava drones para entregar celulares na cadeia


Da Redação / FatoAgora
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Uma loja de celulares em Cuiabá é suspeita de funcionar como empresa de fachada para abastecer integrantes de uma facção criminosa com aparelhos que eram posteriormente inseridos em unidades prisionais, inclusive com o uso de drones. O esquema é alvo da Operação Sinal Cortado, deflagrada na manhã desta quinta-feira (12) pela Polícia Civil.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Garantias da Capital. A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava o comércio de celulares para fornecer aparelhos a membros da facção criminosa. Após a venda, os dispositivos eram destinados a detentos do grupo, sendo inseridos no sistema prisional de forma clandestina, inclusive com apoio de drones. A estrutura também é investigada por possível envolvimento no comércio ilegal de armas de fogo.

As apurações apontam que o esquema contava com divisão de funções. Havia integrantes responsáveis pela intermediação da negociação e outros encarregados de fazer a entrega e a destinação dos aparelhos aos presos.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos uma arma de fogo, munições, dinheiro em espécie ainda em contagem, aparelhos celulares sem comprovação de origem, dezenas de comprimidos de drogas sintéticas e quatro veículos. Duas pessoas foram conduzidas à Derf em situação de flagrante para os procedimentos legais cabíveis.

Segundo a Polícia Civil, o objetivo das buscas foi localizar celulares, veículos, joias, valores em dinheiro e outros bens de alto valor, com foco na descapitalização do grupo e no fortalecimento das provas reunidas na investigação.

A operação contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Canil do Serviço de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal.

A Operação Sinal Cortado integra as ações do planejamento estratégico da Polícia Civil para 2026, inseridas na Operação Pharus, dentro do programa Tolerância Zero, voltado ao enfrentamento das facções criminosas em Mato Grosso.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a atuação do grupo.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+